COM A CABEÇA E O CORAÇÃO

Marcos Gonçalves nasceu em uma família numerosa, pobre e despreparada para lidar com o problema do irmão mais novo, João, um adolescente grande e forte, mas com a mentalidade de uma criança.

Após sucessivas crises familiares, a solução é internar João em um manicômio. Sua leve deficiência mental se agrava e evolui para um quadro de distúrbio psiquiátrico, adquirido ao sofrer traumas causados por um tratamento desumano, inconformado com a situação, Marcos assume a responsabilidade e a tutela do irmão e assume o papel de pai, numa idade em que ainda precisava de um.

E assim começa a trajetória de um jovem que procura apoio para oferecer um tratamento digno a seu irmão. Marcos promete a seu irmão: “Um dia ainda vou criar uma instituição assistencial para cuidar de você, e vai ser a maior do Brasil”. E assim começa a história da AVAPE, uma instituição que, quase vinte e cinco anos depois, é considerada um modelo de gerenciamento e atendimento assistencial voltada à causa das pessoas com deficiência.

Desde a sua fundação, a instituição cresceu num ritmo acelerado, implantando unidades de atendimento especializado em diversos municípios brasileiros, além de diferenciar-se por sua forte atuação no mercado, onde busca os meios e recursos para sua autogestão.

Seu depoimento comove, emociona, diverte, e sobretudo ensina uma fórmula inovadora para revolucionar a atuação das famílias, das comunidades, das instituições assistenciais, das empresas e do governo.

Gestão Estratégica de Entidades Sem Fins Lucrativos

O crescimento da organização autônoma da sociedade civil é o maior fenômeno político dos últimos 25 anos.

A redescoberta do poder transformador que a capacidade de associação possui vem animando milhões de pessoas em todo o mundo a reunirem-se em torno de ideias, projetos, ações reivindicatórias e propositivas com vistas a encontrar soluções para problemas emergenciais - ou históricos -, que não vinham obtendo respostas satisfatórias de parte do Estado.

Em vez de esperar que os governos resolvessem tudo, elas passaram a perguntar-se se também não poderiam fazer algo para melhorar a situação. Em vez de simplesmente protestar, decidiram agir. Quando começaram, acreditavam que a vontade de mudar bastaria. Descobriram, então, que era preciso mais do que disposição. É disso que este livro trata: de como investir em profissionalização e qualidade da gestão ajuda a fazer de sonhos realidade.

TRABALHO - Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho

A inclusão profissional das pessoas com deficiência é a principal barreira a ser enfrentada para pôr fim à sua histórica exclusão do pleno convívio social. Cerca de 27 milhões de brasileiros - ou 14,5% da população do país, de acordo com o Censo 2000 do IBGE -, vivem à margem do Brasil da economia formal, privados de direitos fundamentais garantidos pela legislação trabalhista e, como resultado disso, empurrados para a informalidade.

A maioria, não para o mercado informal de profissionais capacitados, que, na prática, se transformaram em microempresários que prestam serviço ao Primeiro e Segundo setores - o público e o privado -, mas sim à sobrevivência no limite.

Muitas vezes com bicos de todos os tipos. Neste livro, Marcos Antonio Gonçalves aborda a inclusão de deficientes no mercado de trabalho, ressaltando a importância da capacitação e discutindo experiências bem-sucedidas realizadas
por empresas. (Dirceu Pereira Jr. - Áurea Editora)

topo
Enviar Mensagens
Olá,
Podemos ajudar?